Rinoplastia

CIRURGIAS

RINOPLASTIA

Rinoplastia

O nariz é uma das características que mais definem a face, e quando alguem está insatisfeito com a sua forma ou tamanho, podem ter repercussões sociais e psicológicas importantes em sua vida. Estar bem é aceitarmos quem somos. Quando uma alteração no nariz traumatiza uma pessoa, cabe ao cirurgião avaliar se o incômodo do paciente é proporcional a estética do nariz, avaliando se existe alguma desproporção, falta de harmonia ou deformidade. É importante ser sincero sobre expectativas em relação a cirurgia.

O objetivo inicial de todos que pensam em realizar uma cirurgia plástica de nariz é ficar com ele mais bonito. É importante enfatizar a necessidade de se buscar um resultado estético e funcional, ou seja, que o nariz fique bonito, em proporção e harmonia com a face, além de ficar com uma respiração excelente após a cirurgia.

Sempre antes de realizar uma cirurgia, fazemos uma simulação do resultado em um programa de computador, com isso alinhamos o nosso pensamento ao do paciente.

O Dr. Julio Gil esteve em Los Angeles no serviço de Facial Plastic Surgery and Reconstructive Surgery da UCLA, com o Dr. Jeffrey Rawnsley (fundador do departamento), pioneiro da técnica "soft touch", que remodela o nariz suavemente mantendo a aparência natural, sendo uma referência no Estado da Califórnia.

Atualmente nos Estados Unidos, 97% das plásticas de nariz são realizadas por otorrinolaringologistas com especialização em cirurgia plástica facial e o Brasil vem seguindo esta tendência. Os médicos vão se subespecializando e quem ganha com isso são os pacientes que buscam o melhor resultado estético e com uma respiração perfeita.

Cirurgia de desvio de septo e plástica de nariz são a mesma coisa?

Não. Existem os dois tipos de cirurgia, porém, na maioria dos casos, aproveitamos o momento cirúrgico para corrigir qualquer desvio de septo que o paciente tenha. Este é mais um motivo pelo qual é interessante que a cirurgia seja feita por médicos com formação em otorrinolaringologia e especialização em cirurgia plástica facial. O paciente terá, na mesma cirurgia, a possibilidade de melhorar qualquer aspecto relacionado a respiração junto com um ótimo resultado estético.