Para quem acha que o ronco é algo que atinge somente adultos e idosos, está muito enganado. O ronco infantil é algo preocupante para os pais e pode representar riscos ao desenvolvimento das crianças. Para que você compreenda melhor o que isso pode representar na saúde de seu filho, fizemos esse post, separando alguns aspectos importantes.
Crianças que roncam podem ter o seu crescimento comprometido, já que a oxigenação dos tecidos acaba sendo prejudicada, principalmente em casos de apneia. Uma das principais causas do ronco infantil são as alergias, responsáveis por obstruir vias aéreas das crianças. Outro fator que pode interferir são as infecções nas amígdalas.
Nesses casos, o ronco se torna ocasional e pode acontecer quando os quadros estão mais acentuados. Porém, ainda sim é extremamente importante que os pais estejam atentos sobre qualquer sinal de roncos.
Sim! A chupeta pode influenciar no ronco infantil. Elas podem modificar a arcada bucal da criança, deixando o céu da boca mais funda. Esse tipo de deformação pode dificultar a passagem do ar, ocasionando o ronco. Outro elemento que pode ocasionar problemas na arcada da criança é a utilização de mamadeiras.
Para identificar esse problema, o ideal é realizar uma polissonografia, responsável por determinar o que acontece no corpo da criança enquanto ela dorme, analisando aspectos como oxigenação do sangue, atividades do cérebro, posições, respirações e demais problemas.
Aqui na Clínica Julio Gil, você encontra um ótimo atendimento em tratamento de ronco infantil. Formado pela USP em Medicina, o Dr. Julio Gil conta com uma vasta experiência na otorrinolaringologia. Já escreveu capítulo de livro e artigos internacionais, além de ser presente em diversas palestras em congressos brasileiros.
Se quiser ficar por dentro de mais novidades e dicas, confira nosso blog e até a próxima!!!