Fonoaudiologia infantil: quais são os benefícios para seu filho

ronco infantil
Como cuidar de ronco infantil
22 de julho de 2019
turbinectomia
Saiba como funciona a turbinectomia
9 de outubro de 2019
fonoaudiologia infantil

Fonoaudiologia infantil: quais são os benefícios para seu filho

Você sabe o que é fonoaudiologia? Poucas pessoas sabem mas a fonoaudiologia infantil vai muito além do que simplesmente ensinar crianças a falar. Hoje, o profissional dessa área é responsável por cuidados da audição, da articulação da fala e voz, da linguagem oral e também da leitura e escrita. 

Nesse texto, iremos explicar um pouco mais sobre o papel da fonoaudiologia infantil no dia a dia de uma criança, além de exemplificar em quais momentos essa profissão demonstra sua importância.

A fonoaudiologia infantil já se mostra presente em maternidades, quando é realizado o Exame da Orelhinha e o Teste da Linguinha em bebês com poucos dias de vida. Esses exames são obrigatórios e identificam alterações na audição e no freio lingual do bebê. Eles são rápidos e indolores, não causando nenhum dano prejudicial ao recém-nascido.

Outra situação que a fonoaudiologia infantil auxilia é na correção do bebê ao sugar corretamente, evitando a pega incorreta e as fissuras das mamas da mãe, além de evitar que o bebê não consiga ter uma amamentação correta.

A fonoaudiologia infantil e a fala

Entre os três aos cinco anos de idade, a criança começa a falar constantemente, sendo aquele famoso “tagarela”. Após esse período, se a criança ainda tiver com alterações na produção de fala, o fonoaudiólogo se mostra necessário. Ele consegue identificar os problemas relacionados à erros de elaboração de frases por parte da criança.

Se o seu filho tem dificuldades ao ler, podendo ser considerado até mesmo “desinteressado”, talvez seja um problema que o fonoaudiólogo pode auxiliar. Problemas como distúrbio de aprendizagem, linguagem e audição, podem ser identificados por um profissional da área.

Quem pode me auxiliar?

Aqui na Clínica Julio Gil, você encontra um ótimo atendimento em tratamento em fonoaudiologia infantil. Formado pela USP em Medicina, o Dr. Julio Gil conta com uma vasta experiência na otorrinolaringologia. Já escreveu capítulo de livro e artigos internacionais, além de ser presente em diversas palestras em congressos brasileiros.

Para ficar por dentro de mais novidades e dicas sobre otorrinolaringologia, confira nosso blog. Até a próxima!!!