Tire suas dúvidas sobre o nariz e a respiração

Halitose é um alerta que merece atenção
13 de dezembro de 2017
Orelhas de abano e otoplastia
21 de novembro de 2018

Tire suas dúvidas sobre o nariz e a respiração

estrutura, composta por ossos e cartilagem, se divide em Cornetos, Septo, Seios da Face e Adenóide. Na respiração, o Nariz tem a função de tratar o ar inspirado. Inicialmente, o ar é filtrado, evitando a entrada de bactérias e partículas no pulmão. Depois, é aquecido e umidificado.

Os Cornetos Nasais são estruturas projetadas na superfície interna lateral do Nariz, servindo como controladores e direcionadores do fluxo de ar da respiração e também são os principais responsáveis pelo aquecimento e umidificação do ar inspirado.

O Septo Nasal composto por parte cartilaginos e parte óssea, divide a fossa direita e a esquerda, seguindo a estrutura do teto ao piso do Nariz.

Os Seios da Face são áreas ocas, localizadas dentro dos ossos do rosto. Dividem-se em maxilar, etmoidal, frontal, esfenoidal. Estas áreas são cheias de ar e recobertas por uma mucosa, comunicando-se com o Nariz através de orifícios denominados óstios.
?
A Adenóide, popularmente conhecida como “carne esponjosa”, é a região de transição entre o Nariz e a garganta, localizada atrás da úvula. Sua função é defender o sistema imunológico, principalmente nas crianças.

Fonte: Otorrino