Cirurgia para otosclerose

A otosclerose é uma doença provocada pelo crescimento anormal de tecido ósseo endurecido, impedindo a movimentação do estribo (menor osso da orelha) e interferindo na condução das ondas sonoras da orelha média para a interna. Para solucionar esse problema a cirurgia para otosclerose é recomendada.
Esse procedimento é responsável por retirar o estribo que não se movimenta mais, ou parte dele, a fim de substituí-lo por uma prótese que pode ser de teflon ou de titânio. Se você está buscando um profissional experiente e capacitado para realizar a cirurgia para otosclerose, o Dr. Júlio Gil é um reconhecido otorrinolaringologista que poderá ajudá-lo.


Como é feita a cirurgia para otosclerose?

A cirurgia para otosclerose, podendo ser chamada também de estapedectomia ou estapedotomia, é relativamente curta e dura aproximadamente uma hora. Ela é realizada tanto com anestesia geral com local e sedação. Durante o procedimento, é verificada a fixação do estribo, assim como o diagnóstico da otosclerose.
Ela é realizada com um microscópio, através do canal externo do ouvido. Além desse método, pode ser feito ainda um pequeno corte acima do conduto auditivo externo. Com a remoção do estribo, uma abertura é feita em sua base e então é posicionada neste local a prótese. A taxa de sucesso dessa cirurgia costuma ser bem alta, não trazendo complicações.


Quais cuidados devo tomar?

Após a cirurgia para otosclerose, é possível que o paciente receba alta ainda no mesmo dia. Nos primeiros dias, é natural que aconteça a saída de sangue pelo canal do ouvido. Os cuidados pós-operatórios devem incluir a proteção da orelha no banho com algodão, não realizar esforço físico intenso, não carregar peso, evitar assoar o nariz com muita força ou fazer pressão no ouvido.


Conheça mais sobre a cirurgia para otosclerose

Quer saber mais sobre o procedimento de cirurgia para otosclerose realizado pela clínica do Dr. Júlio Gil? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas! Estamos à disposição para atendê-lo da melhor forma possível. Aguardamos você para uma consulta.
Além da cirurgia para otosclerose, saiba também dos outros procedimentos e especialidades da clínica Júlio Gil:

  • Clinica de fonoaudiologia;
  • Videoendoscopia;
  • Clinica de otorrinolaringologia.