Otorrino

ROUQUIDÃO

Rouquidao

Disfonia consiste em uma alteração da voz em qualquer sentido. Ela pode ocorrer devido a diversas causas:

  • - processo inflamatório : laringite viral, bacteriana ou outras - disfonia que resolve em um período de até dez dias. A orientação básica é hidratação intense, repouso vocal (não falar nada por pelo menos três dias), cortar alimentos ácidos e com cafeína e comer maçã. Se não houver melhora em uma semana, deve-se procurar um especialista.
  • - lesões nas cordas vocais - cisto, sulco, pólipo, granuloma e papiloma - Paciente com rouquidão de longa data sem melhora com tratamento clínico. O tratamento pode ser clínico com sessões de fonoterapia ou cirúrgico de acordo com o caso.
  • - Tumores benignos ou malignos - mais comuns em homens de meia idade, relacionados ao tabagismo e etilismo. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor e mais simples será o tratamento, que pode involver desde uma cirurgia minimamente invasiva, até cirurgias intensas, radioterapia e quimioterapia, portanto, sempre que alguém tiver alguma alteração na voz, um otorrinolaringologista deve ser consultado para uma avaliação, sendo que a detecção pode ser feita pela Laringoscopia e confirmada por Biópsia em Centro Cirúrgico.
  • Lembre-se sempre que qualquer caso de alteração na voz por mais de cinco dias deve ser encaminhado para avaliação da voz por um especialista.

Com o advento da videoendoscopia da deglutição realizada pela equipe de otorrinolaringologia junto com fonoaudiólogos, tem-se uma avaliação dinâmica do que está acontecendo, podendo guiar a necessidade real de se passar uma sonda nasogástrica ou ainda outros procedimentos não invasivos que tem o objetivo de previnir a broncoaspiração.