Otorrino

APNÉIA DO SONO

Apnéia do sono

Tema que vem ganhando crescente importância no conhecimento geral e mídia com muita razão, já que é uma patologia que traz diversos problemas e limitações e é passível de tratamento. Tem alta prevalência na população geral, sendo mais comum em homens de meia idade e normalente vêm referidos por um parceiro que percebeu as paradas na respiração à noite.

Os sintomas mais comuns são sonolência diurna, cansaço, dor de cabeça pior pela manhã, dificuldade de concentração e aprendizado, disfunções sexuais (impotência), além de dificuldade no controle de hipertensão, diabetes, colesterol, triglicérides e obesidade.

Para pacientes com rinite, é necessário sempre fazer uma avaliação otorrinolaringológica por nasofiboscopia para determinar a presença de alguma outra alteração (desvio de septo, pólipo nasal, entre outros). Fazemos Algumas recomendações:

O tratamento pode abranger o Otorrinolaringologista para melhora da permeabilidade do nariz, ou realizar outros procedimentos cirúrgicos, ou ainda a utilização de aparelhos intra-orais ou o uso de CPAP ou BIPAP dependendo do caso.